Section outline
-
Detecta APS: Qualificação da detecção precoce do câncer realizada pelas equipes que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS)
O Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), por meio de sua Diretoria Executiva de Pessoas, Sustentabilidade e Responsabilidade Social e da Faculdade de Educação em Ciências da Saúde (FECS), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), estabelecida por intermédio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), apresenta o projeto Detecta APS: qualificação da detecção precoce do câncer realizada pelas equipes que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS). Inaugurado no triênio 2024-2026, o projeto visa qualificar as ações de prevenção e detecção precoce dos cânceres mais prevalentes, com ênfase no câncer do colo do útero e mama, realizadas pelas equipes que atuam na APS. Para alcance desse objetivo, serão ofertados cursos de extensão na modalidade de Ensino a Distância (EaD) e apoio in loco a uma região de saúde.
Os cursos compõem o produto do Eixo Conhecimento do projeto e serão destinados a profissionais que atuam na assistência e na gestão da APS, com abrangência nacional. Além dos cânceres de colo de útero e mama, serão abordados outros cinco tipos de câncer com maior prevalência.
O apoio in loco refere-se ao Eixo Implementação, caracterizado pela oferta de apoio à construção e implementação de planos de ação voltados aos serviços da APS de uma região de saúde no norte do país. Para isso, deverão ser consideradas as particularidades e especificidades dos territórios selecionados, com a proposição de ações de curto e médio prazo que possibilitem a qualificação dos processos de trabalho relacionados ao rastreamento e detecção precoce dos cânceres mencionados.